Skip to Store Area:

Loja Virtual

Instruções para Envio de Arquivos 

 

 

 DICAS IMPORTANTES

As dicas a seguir referem-se ao aplicativo Corel Draw em qualquer uma de suas versões. Envio de arquivos originados em outros aplicativos e arquivos fechados somente serão aceitos se estiverem dentro dos padrões estabelecidos pela SERIMAX.

 

CORES

Nosso padrão de cores é o CYMK; ou seja C= Cyan, Y= Yellow, M= Magenta, K=Black. A  combinação destas cores em porcentagens pré-definidas é que se forma todas as outras cores, inclusive fotografias. Na composição dos arquivo (arte final) você não deve utilizar imagens em RGB (cores de vídeo) pois o resultado final sairá diferente do que está em seu vídeo.

 

PRETO

Para um preto mais intenso utilize a seguinte fórmula: C=40, M=00, Y=00, K=100. Veja o exemplo abaixo:

 

 PRETO

 

Nunca utilize em preto as quatro cores simultâneamente pois desta forma o texto poderá perder definição devido a pequenas variações no registro, não se constituindo isso um defeito, conforme o exemplo abaixo:

 

 LETRAS

 

Além de outro inconveniente poderá ocorrer de a imagem sair decalcada ou seja a impressão poderá ser transferida para o fundo do impresso devido ao excesso de camadas na impressão. Ex.:

 

 DECALQUE

  

 AZUL

Azul Marinho; utilize a fórmula: C=100, M=55, Y=00, K=30.
Azul Royal; utilize a fórmula: C=100, M=80, Y=00, K=00.

Se vc estiver utilizando o Corel Draw, em qualquer uma de suas versões vc poderá notar que o mesmo apresenta como padrão de azul a porcentagem de C=100, M=100, Y=00, K=0. Evite utilizar esta fórmula para se obter a tonalidade azul pois o resultado final será próximo ao roxo devido ao excesso de magenta. Veja o o exemplo:

 

 AZUL

 

 

VERMELHO

O vermelho é obtido na combinação de amarelo e magenta nas seguintes proporções; C=0, M=100, Y=100, K=0. Caso deseje um vermelho mais intenso adicione 10% de preto desta forma; C=0, M=100, Y=100, K=10.

 

 VERMELHO

 

DEGRADÊ

Para que o efeito degradê para o preto seja natural, é necessário calçá-lo para que as cores intermediárias não fiquem desbotadas. Note que foram utilizados do lado do preto os mesmos percentuais de cores utilizados do outro lado, ou seja além do preto (100%) utilizamos a porcentagem que compõem a cor mais clara, calçando-o. Ex.:  

 

 DEGRADES

 

Não se esqueça de converter os objetos que contenham degradês para bitmap, evitando problemas de impressão.  

     

FONTES

Devido a enorme gama de fontes (tipologia) atualmente disponíveis fica praticamente impossível termos instalado em nossas máquinas todas as fontes utilizadas nos arquivos de nossos clientes. De modo que orientamos a todos que procedam a conversão das fontes em curvas para que não tenhamos nenhuma alteração no arquivo original. Arquivos recebidos que solicitem fontes deverão ser devolvidos para que se proceda a correção.


EFEITOS: SOMBRAS/ LENTES/ TRANSPARÊNCIAS/ POWERCLIPS

Por motivos de incompatibilidade de sistemas Corel e Adobe utilizados no fechamento dos arquivos para impressão solicitamos que ao utilizar os efeitos descritos acima converta-os em Bitmap CYMK. Não nos responsabilizamos caso haja diferenças entre os arquivos enviados e o resultado final obtido na impressão se este procedimento não for adotado. Problema muito comum observado em casos como este: 

 

EX. EFEITOS

 

Uma dica importante é a seguinte: vá no menu “Ferramentas”, “Gerenciador de Objetos”. Note que abrirá uma janela no canto direito do vídeo. Ali vc obterá informações de TODOS os objetos presentes no arquivo corrente aberto. Clique em qualquer item e note que o mesmo será automaticamente selecionado na página. Caso vc tenha dificuldade em encontrar onde os efeitos estão esta é uma boa forma e localizá-los e alterá-los.

 

 

 OBJETOS

 

COMO CONVERTER UMA IMAGEM RGB PARA CMYK?

 Este procedimento bem simples deve ser adotado para todos os efeitos criados no lay-out que foram descritos acima (lentes, sombreamentos, powerclips, degradês, transparências), bem como a todas as imagens em RGB (imagens muito comuns encontradas na internet). Após a conversão poderá ser notada uma leve alteração nas cores da imagem, mas nada que comprometa a qualidade do impresso final. As fontes em curva e todos os objetos vetorizados do lay-out não têm a necessidade de serem convertidos. Selecione o efeito ou a imagem em RGB a ser convertido e vá no menu: Bitmap > Converter em Bitmap... Veja o exemplo abaixo:

  

  BITMAP

Todas as imagens deverão ter resolução mínima de 400 x 400 dpi. Imagens com resolução abaixo deste índice poderão ocasionar serrilhas e baixa definição. Após a finalização da arte, converta todas as imagens em Bitmap CYMK, selecionando a imagem a seguir e a opção Bitmaps – Converter em Bitmap. No quadro de diálogo selecione as seguintes opções: Resolução: 400 dpi, Modo de cor: CYMK (32 bit), Aplicar Perfil ICC, Suavização de Serrilhado.

 

BITMAP 2

 

CONTORNOS E LINHAS

Embora visível no monitor linhas com contornos “espessura mínima” (hairline) ou inferiores a 0,13 mm tendem a desaparecer na impressão causando resultados diferentes do desejado. Utilize somente contornos acima de 0,13 mm e cuidado com cliparts (desenhos) vetorizados encontrados na internet ou CDs prontos para o uso. Os mesmos podem conter linhas muito finas que causam problemas na impressão. Os mesmos deverão ser ajustados na composição da arte.

   

SANGRIAS

 - Cartões de visita: temos como padrão a sangria de 1mm em qualquer um dos lados ou seja o produto acabado (refilado) terá como medida final o tamanho de 50 x 90 mm. A arte bruta (com sangria) deverá ter 92 x 52 mm. O corte é totalmente automatizado em modernas guilhotinas o que permite obter um material limpo isento de variações, no entanto deverá ser observado por parte do revendedor estes cuidados pois não nos responsabilizamos por defeitos advindos de erros na disposição da arte.

 

SANGRIAS

 

 - Imãs promocionais:a área de sangria mínima recomendada é de 1,5 mm interna e externamente. Imãs moldurados (com alguma linha contornando) deverão necessariamente ter no mínimo 2mm de sangria pois qualquer variação no corte por mínima que seja é facilmente perceptível tornando o produto com um aspecto indesejável. Ex.:

 

IMÃS

 

 

 Cadastre-se em nosso site. Entre em contato por e-mail ou tel.; teremos o maior prazer em lhe orientar em todas as suas dúvidas.